Catedral de São Sebastião
A Catedral de São Sebastião é uma das maiores referências arquitetônicas da cidade, construída em 1942.
Publicado em 01/01/2024 11:29 - Atualizado em 06/11/2024 17:32
Catedral de São Sebastião
A Catedral de São Sebastião é o principal templo católico de Leopoldina e a sede episcopal da Diocese de Leopoldina. A paróquia foi criada em 27 de abril de 1854, e a antiga igreja foi demolida em 1927 para dar lugar à nova construção, cujo projeto arquitetônico foi elaborado por Luiz Dantas Castilho. O novo templo foi consagrado a São Sebastião, padroeiro da cidade, e em 1942, com a criação da Diocese de Leopoldina, a igreja foi elevada à condição de catedral. No entanto, a construção da catedral foi concluída apenas em 1965. A última reforma significativa ocorreu em 2006, quando foi construída uma cripta destinada ao sepultamento dos bispos.
Detalhes Turísticos
A catedral é um exemplo da arquitetura românica e tem o formato de cruz latina. Sua torre principal tem 50 metros de altura, e a igreja é adornada por 65 vitrais, com um total de 482 peças ilustrativas de temas religiosos. O interior é espaçoso e acolhedor, com altares dedicados a várias figuras religiosas importantes, incluindo o Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Dores. O templo se destaca pela sua beleza e importância histórica, além de ser um local de grande devoção e celebração religiosa para a comunidade local.
Localização
A Catedral de São Sebastião está situada na Praça Dom Helvécio, no bairro Catedral, em Leopoldina, sendo de fácil acesso para moradores e turistas que visitam a cidade.
Veja como chegar à Catedral de São Sebastião:
por Turismo